Sobre Piracicaba

Piracicaba é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo.
A cidade é um importante pólo regional de desenvolvimento industrial e agrícola, estando situada em uma das regiões mais industrializadas e produtivas de todo o estado de São Paulo. A região concentra uma população aproximada de 1,2 milhão de habitantes.

Fundação

O nome do município vem do tupi-guarani, significado "lugar onde o peixe para". É uma referência às quedas do rio Piracicaba que bloqueiam a piracema dos peixes.

O vale do rio Piracicaba começa a ser ocupado durante o século XVII, quando alguns colonos adentram a floresta e começam a ocupar as terras ao redor do Rio Piracicaba praticando a agricultura de subsistência e exploração vegetal.

Em 1776 a Capitania de São Paulo decide fundar uma povoação na região, que serviria de apoio à navegação das embarcações que desceriam o rio Tietê em direção ao rio Paraná e também daria retaguarda ao forte de Iguatemi, localizado na divisa com o futuro Paraguai. A povoação deveria ser fundada na foz do rio Piracicaba com o Tietê, nas proximidades da atual cidade de Santa Maria da Serra, mas o Capitão Antônio Correa Barbosa, incumbido de tal missão, decide-se por um ponto localizado a 90 quilômetros da foz do Piracicaba, lugar já ocupado por alguns posseiros e com melhor acesso a outras vilas da região, notadamente Itu. A incipiente povoação de Piracicaba é fundada em 1º de Agosto de 1767, na margem esquerda do rio, localizado aproximadamente aonde hoje se situa o Engenho Central e partes da Vila Rezende. A povoação de Piracicaba é ligada politicamente a Itu, então a cidade mais próxima. No ano seguinte, a povoação torna-se freguesia.

O terreno irregular e infértil da margem esquerda provoca a mudança da sede da freguesia para a margem direita do rio em 1784, e no final do século XVIII a região se desenvolve baseada na navegação do rio Piracicaba e no cultivo da cana-de-açúcar.

Economia

A Cidade Piracicaba é uma das maiores forças econômicas do interior paulista. O município é o 47º mais rico do Brasil e exibe um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 7,8 bilhões.

Piracicaba também é a 5ª cidade do estado em valor de exportações (US$ 1,1 bilhão em 2004, um crescimento de 71% em relação ao ano anterior), superando cidades de maior vigor econômico como Guarulhos e Campinas.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Piracicaba.

Blog do Guia da Cidade de Piracicaba

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Piracicaba por email
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Rio Claro, Limeira, Santa Bárbara d'Oeste, Laranjal Paulista, Iracemápolis, Anhembi, São Pedro, Charqueada, Rio das Pedras, Capivari, Conchas, Santa Maria da Serra, Ipeúna e Saltinho

Dados Principais sobre Piracicaba

Aniversário: 1 de Agosto
Fundação : 1767
Gentílico: Piracicabano
Area: 1.369,511 Km²
População 391.449 hab. (2015)
IDH 0,836 - elevado
Prefeitura Piracicaba

Brasão de Piracicaba
Brasão de Piracicaba

Bandeira de Piracicaba
Bandeira de Piracicaba

Vídeo sobre a cidade de Piracicaba
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Piracicaba

Mapa Piracicaba - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres de Piracicaba

 

   
  Sobre o EncontraPiracicaba
Fale com EncontraPiracicaba
Anuncie no EncontraPiracicaba
Cadastre sua Empresa no EncontraPiracicaba (grátis)



Termos EncontraPiracicaba | Privacidade EncontraPiracicaba