Casarão do Turismo Paulo Fiovarante Sampaio Piracicaba

O Casarão do Turismo “Paulo Fioravante Sampaio” Piracicaba é um prédio remanescente de uma antiga olaria do século XIX, em estilo neo-colonial, situada no calçadão da Rua do Porto, num espaço à margem esquerda do rio. Desde 1980 o Casarão funciona como Posto de Informação Turística e após restauração interna em 2015 é também palco de exposições.

Atualmente é administrado pela Secretaria da Ação Cultural e Turismo.

Casarão do Turismo Paulo Fiovarante Sampaio Piracicaba

História

Instalado numa bela e preservada construção do século XIX, remanescente de uma antiga olaria e que está situado no Calçadão da Rua do Porto, num espaço à margem esquerda do rio Piracicaba. O casarão é um ponto de receptivo da cidade, com o objetivo de atender o visitante e o frequentador da Rua do Porto com informações turísticas. Além do receptivo turístico, o espaço conta com exposições permanentes e temporárias, biblioteca e sala de reuniões.


Casarão do Turismo Paulo Fiovarante Sampaio Piracicaba Estrutura

Depois de passar pelo ambiente de entrada, a sala seguinte apresenta uma linha do tempo do rio Piracicaba, por meio de cinco periscópios, peças interativas que tornam a visita muito mais interessante. Neste mesmo ambiente, há o destaque para a janela que foi transformada numa moldura que nos leva a contemplar a paisagem do rio Piracicaba, juntamente com imagens que mostram a história do rio ali representado.

Na última sala de exposições, existe outros dois elementos de grande destaque para a decoração: uma estrutura em madeira ergue-se acima do piso, trazendo ondulações que se assemelham ao curso da água, e acima dela uma canoa de pesca acomoda-se com uma paisagem iluminada do rio ao fundo trazendo para dentro do espaço toda a beleza exterior da orla da cidade. Além disso, uma luminária feita por artesãos da cidade simboliza a rede de pesca e os peixes pescados no rio.



Outro importante elemento nesse ambiente é uma prateleira em formato de árvore, que remete ao Tamboril, uma frondosa espécie considerada símbolo de Piracicaba por estar presente nas margens do rio, e amplamente utilizada para a confecção dos barcos de pesca. Estas prateleiras foram projetadas para acomodar a folhetaria, que ficará à disposição dos visitantes, com todas as programações turísticas da cidade. Dentro do espaço também foi projetada uma biblioteca, que é um espaço onde pesquisas e leituras relacionadas ao rio e a cidade poderão ser realizadas. Ainda existe uma sala de reuniões e uma sala com estação de trabalho, que serão utilizadas pela Secretaria de Turismo em suas atividades.

Vagas Casarão do Turismo Paulo Fiovarante Sampaio Piracicaba – Trabalhe Conosco

O Casarão do Turismo Paulo Fiovarante Sampaio disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Casarão do Turismo Paulo Fiovarante Sampaio em Piracicaba

  • Segunda a Sexta das 08h às 12h

Onde fica, Endereço e Telefone Casarão do Turismo Paulo Fiovarante Sampaio em Piracicaba

  • Av. Alidor Pecorari, 1433 – Parque da Rua do Porto – Piracicaba – SP
  • Telefone: (19) 3403-1270

Mapa de localização





Deixe seu comentário