Museu da Água Piracicaba

Às margens do Rio Piracicaba está o Museu da Água, ali se encontra a primeira estação de captação e tratamento de água da cidade, é rico em detalhes arquitetônicos como arcos e paredes de pedra, lá existem aquedutos centenários e tubulações de ferro.

Foi preservado um casarão onde existem dois conjuntos de turbina e bomba que no início do século passado foram responsáveis pelo bombeamento de água do Rio Piracicaba até a região central da cidade. Possui ainda três aquários com espécies de peixes do Rio Piracicaba. Local bem interessante para visitar com crianças e adolescentes, é uma história muito rica de detalhes, vale a pena conhecer!

Museu da Água Piracicaba

O Museu serve como referencial histórico sobre o saneamento de Piracicaba desde sua fundação. Possui bombas hidráulicas e hidrômetros antigos e painéis com fotos dos serviços prestados naquele tempo. O local possui detalhes arquitetônicos e túneis, formados por antigos aquedutos.
Além de uma ampla visão do Parque do Mirante, do Engenho Central e do Salto do Rio Piracicaba, o visitante também aprende a consumir água corretamente. Os lavatórios possuem um medidor do consumo de água. Enquanto lavam-se as mãos, o visitante poderá ver o quanto está gastando. O mesmo sistema é utilizado nos vasos sanitários, com caixas de água transparentes. É um projeto de educação ambiental e recuperação de mais um patrimônio histórico da cidade.


Museu da Água Piracicaba História

O Museu da Água ocupa uma área de 12 mil metros quadrados, às margens do Rio Piracicaba, onde funcionou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água de Piracicaba, construída em 1887. O local é rico em detalhes arquitetônicos e túneis, formados pelos antigos aquedutos. Havia no local dois casarões, um deles foi demolido, provavelmente na metade do século passado, para dar lugar à Avenida Beira Rio. No outro encontram-se preservados dois conjuntos de turbina e bomba. Ambos foram responsáveis no início do século passado, pelo bombeamento de água do rio Piracicaba até o reservatório da Rua Marechal Deodoro. Hoje, o conjunto nº 1, movido por sistema hidromecânico, sem uso de energia elétrica, alimenta um canhão de água.



Os aquedutos eram feitos de alvenaria (pedra e cimento), bem diferente das tubulações de hoje, construídas com ferro. Os túneis também são do século passado. Do Mirante do Museu é possível verificar o canal de água que produz a cascata. Deste local se tem uma ampla visão do Parque do Mirante, do Engenho Central e do Salto do Rio Piracicaba.

Aprender a consumir água corretamente também é uma das atrações do museu. Os lavatórios possuem um medidor do consumo de água. Enquanto lava-se as mãos, o visitante poderá ver o quanto está gastando. O mesmo sistema também é utilizado nos vasos sanitários, com caixas de água transparentes.

Vagas Museu da Água Piracicaba – Trabalhe Conosco

O Museu da Água Piracicaba disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu da Água em Piracicaba

  • Segunda a Sábado das 09h às 17h

Endereço e Telefone Museu da Água em Piracicaba

  • Av. Beira Rio, 448 – Centro – Piracicaba – SP
  • Telefone: (19) 3432-8063

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário