Pinacoteca Municipal Miguel Dutra Piracicaba

Idealizada por Archimedes Dutra, construída em meados da década de 1960 e inaugurada em agosto de 1969, a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra Piracicaba surgiu com o objetivo de abrigar as múltiplas formas de expressão das artes plásticas piracicabanas.

A partir de então, esta é a principal casa de exposições, oficinas, cursos, workshops e outras atividades correlatas. É também a Pinacoteca que abriga o acervo artístico do município, formado por obras de respeitável valor, oriundas de prêmios aquisitivos dos salões oficiais e de doações particulares.

Pinacoteca Municipal Miguel Dutra Piracicaba

Reconhecido como patrimônio cultural em fevereiro de 2007 pelo decreto municipal nº 11.974, após verificado seu relevante valor histórico, social e principalmente, cultural.


Miguel Dutra

O espaço leva o nome de seu patrono – Miguel Archanjo Benício D’Assumpção Dutra, artista de notável talento envolvido com pintura, escultura, arquitetura e música. Sua contribuição para a história artística da cidade iniciou uma verdadeira escola dentro do estilo realista. É considerado o criador local da pintura em cavalete – o primeiro pintor que aqui se instalou ao ar livre, para transpor para a tela impressões da paisagem local e do cotidiano de seus habitantes. Sua arte se prolongou pelas gerações seguintes, sendo sucedido nas artes pelo seu filho Joaquim Miguel Dutra, o grande pintor da Rua do Porto, e posteriormente seus netos Alípio, João e Archimedes, todos perpetuando na tela e no papel a época em que viveram.

Acervo

A criação e manutenção de um acervo museológico é uma tarefa trabalhosa, dispendiosa, complexa e ainda em processo de estudo e aperfeiçoamento. Muitas questões fundamentais ainda estão sendo discutidas pelos especialistas, e em muitas delas ainda não se formaram consensos ou regulamentações definitivas. Todo esse campo está em rápida expansão e contínua transformação. O acervo representa o núcleo vital de todo museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades. O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, que tem a função de manter organizada e em bom estado a coleção em seus depósitos, define conceitualmente e organiza as exposições ao público, e supervisiona as atividades de documentação e pesquisa teórica sobre a coleção a fim de produzir novo conhecimento. O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.



Pinacoteca Municipal Miguel Dutra Piracicaba Eventos

A programação anual da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” estão os dois eventos oficiais das artes plásticas piracicabanas, o “Salão de Aquarelas de Piracicaba”, “Salão de Belas Artes” e “Salão de Arte Contemporânea”, de onde são dados os prêmios aquisitivos para a formação do Acervo Artístico Municipal. Em sua programação há ainda a “Mostra Almeida Junior”, promovida pela Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos, além de exposições individuais e coletivas de artistas convidados pela Secretaria da Ação Cultural, através da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” e seu Conselho Técnico e Consultivo.

Vagas Engenho Central Piracicaba – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para o Engenho Central Piracicaba.

Horário de Funcionamento Pinacoteca Municipal Miguel Dutra em Piracicaba

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Pinacoteca Municipal Miguel Dutra em Piracicaba

  • R. Morais Barros, 233 – Centro – Piracicaba – SP
  • Telefone: (19) 3433-4930

Mapa de localização





Deixe seu comentário