Bairro Monte Alegre Piracicaba

No final do século XIX, a Fazenda Monte Alegre era utilizada para o cultivo de cana-de-açúcar. Ali, criou-se um pequeno engenho colonial que empregava técnicas rudimentares na produção de açúcar bruto. O pequeno engenho se tornou um Engenho Central. Tal mudança possibilitou a modernização de instalações e equipamentos, garantindo assim um aumento na produção.

O bairro Monte Alegre Piracicaba acompanhou a organização espacial da usina. Na via principal, foram construídas as primeiras habitações feitas para operários e colonos, além de edifícios de uso coletivo, como comércios e serviços.



Nos anos 1940, Monte Alegre era quase uma cidade: havia cerca de 5.000 colonos no local. Nessa época, a Usina de Monte Alegre era uma das principais forças econômicas de Piracicaba e dava sentido cultural e econômico ao povoado de Monte Alegre. Por volta de 1969, os antigos donos vendem a propriedade para os grupos Silva Gordo e Ometto; em 1981, a usina de açúcar e álcool é desativada, o que fez com que a população deixasse a área para procurar trabalho na cidade, permanecendo habitado apenas o núcleo de casas próximo à usina.


No decorrer dos anos 1980 e 1990, Monte Alegre tornou-se um pequeno bairro, tanto em dimensão como em número de habitantes. No censo de 2000, contava com 175 domicílios ocupados por 240 homens e 218 mulheres. Hoje vivem no bairro cerca de 150 famílias – aproximadamente 600 pessoas, a maioria aposentados da antiga usina.

Mapa de localização





Deixe seu comentário