Capela Monte Alegre Piracicaba

A Capela Monte Alegre Piracicaba foi construída na década de 1930, inspirada por uma igreja de Bozzano, na Itália e está situada no alto de uma colina.

A pequena Igreja foi ornamentada com obras do pintor modernista Alfredo Volpi e o seu jardim por Philippe Westin Cabral de Vasconcelos, também idealizador do paisagismo da ESALQ. Em 1991, foi tombada como patrimônio histórico do CODEPAC. Atualmente é reconhecida também como uma das 10 maravilhas de Piracicaba.

Capela Monte Alegre Piracicaba

Essa é uma capela muito charmosa e cheia de belezas e história. Localiza-se em um bairro bastante antigo da cidade de Piracicaba-SP que se desenvolveu ao lado de uma usina, inicialmente, e depois de uma fábrica de papel. Os primeiros habitantes eram os trabalhadores e suas famílias. Depois de muitos anos de abandono, o bairro vem passando por um processo de resgate, que incluiu, certamente a capela, como não poderia deixar de ser. Voltando à capela, só a possibilidade de apreciarmos as obras de Afredo Volpi que a decoram, já vale a visita.


Capela Monte Alegre Piracicaba História

Católico, com origens tradicionalistas italianas, Pedro Morganti fez questão de que, em suas propriedades, sempre houvesse uma capela. Foi assim que, em 1936, surgiu em Monte Alegre, a capela curada em homenagem a São Pedro, primeiro Papa da Igreja Católica. Em 1937, estava erguida – no alto da colina e voltada para os canaviais e para a usina – a Igreja de São Pedro, que acompanhava o mesmo estilo da igreja de São Frediano, de Lucca.



A pintura do interior da Capela ficou a cargo do então “pintor de paredes” Antônio Volpi, italiano a quem, mais por ser italiano do que por ser pintor, Pedro Morganti dera o encargo. Volpi era, ainda, um desconhecido e sua arte não obtivera reconhecimento. Em Monte Alegre, a sua pintura encantou as pessoas sem que elas vissem a importância de uma obra que ali ficara impressa, na qual Volpi tivera o auxílio de dois pedreiros da usina, Vergílio Silva e João de Campos.

A Capela de São Pedro fazia parte da Paróquia do Bom Jesus, onde era vigário Monsenhor Martinho Salgot. A pedido deste, em 4 de janeiro de 1937, Dom Barreto (D. Francisco de Campos Barreto), Bispo de Campinas – a cuja diocese se vinculava Piracicaba – concedeu a licença para, na capela, realizarem-se ofícios religiosos. Desde 2003, a Capela de São Pedro de Monte Alegre é de propriedade particular do empresário piracicabano Wilson Guidotti Júnior (Balu).

Capela Monte Alegre Piracicaba Casamento

Entre em contato com o telefone abaixo para maiores informações sobre a realização da cerimônia de casamento.

Horário de Funcionamento Capela Monte Alegre em Piracicaba

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h

Endereço e Telefone Capela Monte Alegre em Piracicaba

  • Via Comendador Pedro Morganti, s/n – Monte Alegre – Piracicaba – SP
  • Telefone: (19) 3434-8610

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário