Casa do Povoador Piracicaba

Tombada em 9 de março de 1970 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), a Casa do Povoador Piracicaba é hoje um dos espaços culturais mais autênticos de Piracicaba.

Localizada às margens do rio Piracicaba abre espaço às festividades folclóricas, exposições, oficinas e cursos para profissionais de arte, educadores e ao público em geral.

Casa do Povoador Piracicaba

Casa do Povoador Piracicaba História

Ainda hoje a Casa do Povoador causa polêmica entre os historiadores. Há quem diga que foi edificada em meados do século XIX para servir como entreposto de sal. Em 1794, a Freguesia de Santo Antonio foi transferida pelo capitão-povoador Antonio Corrêa Barbosa da margem direita do rio Piracicaba para a margem esquerda, dando início à ocupação urbana e firmando o caminho para a constituição da cidade.


Há versões, do dito popular, de que a casa de pau-a-pique teria pertencido a Antonio Corrêa Barbosa. No entanto, o que importa é o reconhecimento de que se trata de um exemplar valioso da arquitetura piracicabana do século XIX que merece ser preservado devido à inexistência de qualquer outro remanescente da época comparável em toda a área urbana, como está assinalado no processo de tombamento pelo Condephaat.

Os poucos registros históricos comprovam ter sido Joaquina Ferraz de Camargo a proprietária mais antiga da Casa do Povoador. Em 1890, ela teria vendido a casa a Manoel José Ferreira Júnior. Desde então, a casa pertenceu a vários proprietários e abrigou, na década de 20 do século passado, o Asilo de Órfãos, hoje Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe. Em 1947, a Prefeitura do Município de Piracicaba adquiriu o imóvel e, após alguns anos, em reconhecimento ao seu valor histórico, iniciou o processo de recuperação e preservação do local. Hoje, a Casa do Povoador permanece imponente como um dos símbolos mais significativos das raízes piracicabanas.

Casa do Povoador Piracicaba Espaços

A Casa do Povoador abriga a Galeria Alberto Thomazi, salas alternativas destinadas a exposições periódicas de artistas renomados e iniciantes. Possui ainda, a Galeria Elias dos Bonecos, espaço permanente de exposição dos bonecos do Elias Rocha. Nela, o visitante encontra 17 bonecos originais, criados pelo saudoso folclorista, morto em 2008, a partir de sucata tendo como suporte a madeira. Os bonecos eram afixados em terra, sempre à margem direita do rio Piracicaba, simbolizando assim a luta pela preservação do rio que deu o nome à cidade no discurso competente da própria questão ambiental. Os bonecos foram restaurados pelo artista Everson Bonazzi em 2010, cada boneco possui seu respectivo laudo de restauro.



Em seu agradável espaço externo, às margens do rio Piracicaba, encontram-se o Marco do Bicentenário de Piracicaba, datado de 1º de agosto de 1967, e o Obelisco Júlio Chrisóstomo do Nascimento, fabricante de barcos, timoneiro e esportista que se destacou pela luta em defesa do rio Piracicaba.
É nessa área que são realizadas manifestações artístico-culturais, como apresentações folclóricas que, no mês de agosto, se intensificam com exibições de grupos de danças folclóricas e shows musicais, acervo de obras artísticas e artesanato, com a finalidade de preservar o folclore e a cultura local e regional. As instalações e mostras abordam temas variados de acordo com as datas comemorativas de cada mês, com encenações memoráveis sobre o Carnaval, Dia do Índio, Festas Juninas, Dia da Criança, Aniversário da cidade, Missa caipira, presépio natalino e cenas cotidianas.

Vagas Casa do Povoador Piracicaba – Trabalhe Conosco

A Casa do Povoador Piracicaba disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Casa do Povoador em Piracicaba

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h / Sábado das 13h às 17h / Domingo das 09 às 17h

Endereço e Telefone Casa do Povoador em Piracicaba

  • Av. Beira Rio, s/n – Centro – Piracicaba – SP
  • Telefone: (19) 3434-8605

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário