Doações de sangue caem 50% no hemonúcleo de Piracicaba

Um balanço divulgado pelo Hemonúcleo da cidade de Piracicaba mostra que as doações de sangue realizadas em agosto deste ano caíram em 50%. Desde o início do mês, uma média de 40 doadores têm comparecido ao local diariamente, o que corresponde a apenas metade do esperado.

“Os estoques estão todos abaixo da média e, especialmente os tipos “A negativo” e “O negativo” estão muito baixos. Precisamos convocar a população para suprir esta necessidade”, justifica a assistente social do hemonúcleo, Kelly Cristina Borges.

Segundo a Hemorrede da Secretaria Estadual da Saúde, no período mais frio do ano, os estoques chegam a cair 30% em todo o Estado. Em Piracicaba, a meta do hemonúcleo atingir 80 doações por dia.



“A doação de sangue precisa ser contínua para mantermos os estoques regulares e, como sempre, precisamos da colaboração daquelas pessoas que se sentem bem em doar sangue”, ressalta a assistente social.


Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos de idade ou, a partir dos 16 anos estar acompanhado pelos pais, pesar no mínimo 50 Kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). “O doador precisa apresentar documento de identidade com foto, se não, a doação não é permitida”, lembra Kelly.

As doações de sangue podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O Hemonúcleo fica na Avenida Independência, 953 (Santa Casa). Mais informações pelo (19) 3422-2019.

Fonte: EpPiracicaba





Deixe seu comentário