Piracicaba tem maior surto de dengue dos últimos 5 anos com 1.531 casos

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que Piracicaba (SP) vive o maior surto de dengue dos últimos cinco anos. De acordo com a pasta, 1.531 casos da doença foram confirmados na cidade nos cinco primeiros meses de 2012. O balanço da pasta mostra também que 1.063 casos ainda estão aguardando a confirmação por meio de exames. A última vez que mais de mil casos positivos haviam sido registrados nesse período foi em 2007, quando uma epidemia no município teve 5.666 pessoas com o vírus.

“Faz tempo que nós estamos falando sobre a suspeita de que o tipo 4 do vírus etivesse na cidade. Como ele nunca havia sido registrado aqui, as pessoas estão mais vulneráveis a ele, o que explica o aumento da quantidade de casos. Agora nós sabemos que Piracicaba é uma das 30 cidades do estado que estão com esse tipo do vírus”, explicou o coordenador do Plano Municipal de Combate à Dengue em Piracicaba, André Luis Rossetto. “É importante lembrar que, para evitar que os números aumentem, nós já visitamos mais de 112 mil imóveis para combater a dengue”, comentou o coordenador.



Após a epidemia de 2007, Piracicaba registrou 18 casos positivos em 2008 e 50 em 2009. “Em 2010 foram 650 casos confirmados e em 2011 foram 681”, disse Rosseto. Segundo ele, a tendência é que de que no ano que vem o número volte a cair. “Como as pessoas estão tendo contato agora com esse tipo 4 do vírus, ainda não estão imunes a ele. Isso vai acontecer em 2013”, completou. “É uma situação preocupante sim, mas nós estamos fazendo todo o possível para que mais casos não sejam confirmados”, finalizou.

Estado x município
Os 1.531 casos de dengue confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde, nos primeiros cinco meses de 2012, colocariam Piracicaba na terceira posição do ranking de cidades do Estado de São Paulo que mais registraram a doença no período. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, Guaratinguetá (SP) encabeça a lista com 2.781 casos registrados e Potim (SP), no Vale do Paraíba, aparece no segundo lugar com 1.673 casos.


Entretanto, os dados sobre a dengue em Piracicaba não foram confirmados pelo Estado. Pontal (SP), na região de Ribeirão Preto (SP), com 689 casos, aparece na terceira posição de cidades com mais casos.

Fonte: G1





Deixe seu comentário