PM ambiental de Piracicaba apreende 6.307 kg de peixes

A Polícia Militar Ambiental de Piracicaba apreendeu 6.307 quilos de peixes de variadas espécies. A apreensão ocorreu às 22h40 de terça-feira, 22, na rodovia Emílio Petrin (SP-308). Os peixes estavam em um caminhão na estrada que liga Piracicaba e Charqueada. Os responsáveis foram multados em R$ 6,3 milhões.

De acordo com a Polícia Ambiental, essa é a maior apreensão de peixes de água doce feita no Estado de São Paulo.

Uma equipe de soldados fazia o patrulhamento de rotina quando, ao passar em um posto de combustíveis localizado na rodovia, se depararam com um caminhão azul estacionado no local. O vazamento de água do baú chamou a atenção dos militares.

Eles localizaram Luciano da Silva e Luciano Pedro da Silva, respectivamente o motorista e o ajudante. A pedido dos policiais, os homens abriram o compartimento de carga quando os militares se depararam com a grande quantidade de peixes que estavam cobertos por gelo.




Ao analisarem as espécies, os soldados constataram que 85% eram curimbatás. Os policiais também verificaram que a maioria dos peixes tinha o tamanho inferior ao determinado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

No caso do curimbatá, a instrução normativa do instituto prevê que exemplares com menos de 38 centímetros não podem ser pescados.

No caminhão, segundo o soldado Eli José Albuquerque Filho, os curimbatás tinham entre 18 a 25 centímetros. No veículo havia ainda sete quilos de dourado, cuja espécie está em extinção, além de piranhas e lambaris.

Fonte: Jornal de Piracicaba





Deixe seu comentário