Primeiro filme dirigido por Matheus Nachtergaele ganha as telas do Sesc Piracicaba

Primeiro filme dirigido por Matheus Nachtergaele, “A festa da menina morta”, será exibido no Cineclube do Sesc da cidade Piracicaba nesta terça-feira (6), às 20h, e mostra com propriedade a realidade e a diversidade de nossa própria cultura nacional.

Há 20 anos uma pequena população ribeirinha do alto Amazonas comemora a Festa da Menina Morta. O evento celebra o milagre realizado por Santinho que, após o suicídio da mãe, recebeu da boca de um cachorro os trapos do vestido de uma menina desaparecida. A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passa a ser adorado e considerado sagrado.

São raros os longas-metragens que representam a região norte brasileira. Ainda mais quando se trata da região Amazônica. Mesmo assim, são – em geral – filmes que levam o olhar do estrangeiro do cineasta dos grandes centros, até porque é muito limitada a produção de longas-metragens oriundos dessa região do país.



Embora os personagens sejam frutos de uma obra de ficção, Matheus Nachtergaele teve como inspiração um ritual pagão que ele próprio presenciou no interior da Paraíba, enquanto atuava em um filme. E assim como no original, a devoção pelas roupas de uma criança morta está apresentada em sua obra com um forte teor sincrético, onde se misturam catolicismo, pajelanças e outras manifestações religiosas.


Serviço
O quê: exibição do filme “A festa da menina morta”
Quando: terça-feira (6) – 20h
Onde: Sesc Piracicaba (Rua Ipiranga, 155)
Quanto: gratuito
Informações: (19) 3437-9292

Fonte: EpPiracicaba





Deixe seu comentário