Seccional de Piracicaba prêve seguro caro após aumento de 97% nos furtos

O delegado seccional de Piracicaba, João José Dutra, comentou ontem (26) que o aumento do número de furtos de veículos no município vai se refletir diretamente no encarecimento do preço do seguro. Segundo o índice de crimes de maio divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, houve crescimento de 97,2% nesse tipo de delito em relação ao mesmo mês no ano passado.

O crime é o que apresentou maior crescimento no período. Subiu de 108 no ano passado para 213 em 2012 . Dutra comentou que há dificuldades em controlar a ação que devido ao aumento da frota tem se tornado recorrente. “Nós (forças policiais) estamos fazendo nosso trabalho, mas em maio a polícia não foi feliz e impediu o crime poucas vezes”, disse.



Fraude e excesso de confiança
Dutra destacou que as possíveis fraudes e a falta de cuidado em função do seguro dos veículos também contribuem. “Eu não tenho números, mas é possível que haja muitos crimes de fraude contra as seguradoras. As vezes o seguro paga mais pelo carro do que o seu real preço. O que ocorre é que as empresas passam a cobrar mais caro”, disse. A fraude é crime e pode levar o seu autor a até cinco anos de prisão.

Desmanche
O delegado também criticou aqueles que alimentam o crime ao comprar peças de procedência duvidosa. “O próprio consumidor acaba procurando peças de procedência duvidosa por serem mais baratas. Isso acaba alimentando os desmanches e o próprio crime”, completou.


Trabalho e melhora
Segundo Dutra, o mês de junho deve apresentar diminuição nos crimes, mas o próprio delegado tem dificuldades em identificar a razão para o aumento ocorrido. Não houve uma operação que justifique a mudança de um mês para o outro.

Fonte: G1





Deixe seu comentário