Sem alvarás, bares do Bosques são alvos do tráfico em Piracicaba, diz PM

A falta de alvará dos bares do bairro Bosques do Lenheiro, na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, influencia a presença do tráfico de drogas nesses locais. A afirmação é do tenente-coronel da Polícia Militar Otacílio José de Souza. “Falta fiscalização da Prefeitura. Nenhum bar do bairro tem alvará e isso estimula o tráfico”, disse Souza ao G1 Piracicaba e Região.

O bairro tem sido palco de confrontos entre polícia e população desde o final de 2011. Em fevereiro deste ano os problemas se intensificaram, depois que a PM realizou prisões na região, a ponto de policias serem recebidos com rojões e pedradas. Até um ônibus foi queimado em represália às ações. Como segurança, foi preciso fazer escolta aos veículos no Bosques e no Jardim Gilda. “Nós já fizemos um relatório de imposição e infração administrativa, que foi enviado para a Prefeitura. Precisa ter fiscalização nesses locais”, completou o tenente.

Os moradores do bairro, entretanto, não compartilham da mesma opinião da PM e questionam o ponto de vista de Souza. O comerciante José Aparecido da Silva, 33 anos, dono de um bar no Bosques, contou sua experiência de 13 anos como proprietário de um estabelecimento comercial no local.

“A falta de alvará é um absurdo. Mas isso não influencia em nada a presença ou não do tráfico dentro do bar. Entra quem quer no local e ter ou não alvará não muda em nada. O problema é que há 13 anos eu tenho bar aqui e já tentei inúmeras vezes fazer o alvará na Prefeitura, mas nunca consegui. O bairro inteiro não é regularizado por eles, então os imóveis não têm o habits necessário para que seja feito o alvará”, disse Silva.




O comerciante ainda reclamou e questionou as multas que levou por várias vezes do Executivo. “Já fui multado três vezes pela Prefeitura. E justamente pelo quê? Pela falta de alvará. O mesmo alvará que o poder público não faz para mim. Eu já perguntei, com que base legal eles me multam se o bairro inteiro não é regularizado? Para onde vai esse dinheiro?”, completou Silva.

Posição
O presidente da associação de moradores do Bosques do Lenheiro, Jorge Alexandre da Silva, reclamou da maneira como as abordagens da PM são feitas no bairro. “Não são só os bares do Bosques que não têm alvará, nenhum comércio aqui tem. Se o bairro não é legalizado na Prefeitura, por que o comércio seria? O que não pode é os policiais fazerem as operações aqui e tratarem todo mundo como bandido. Eles acham que todo mundo que mora aqui é traficante. De 7 mil moradores, uns 30 fazem as coisas erradas e todo mundo acaba pagando por isso”, disse Silva.

Prefeitura
O Executivo de Piracicaba, por meio de sua assessoria de imprensa, não respondeu a todos os questionamentos feitos pela reportagem do G1 Piracicaba e Região. A nota se limitou a informar que a Prefeitura está em contato com a Polícia Militar para identificar os estabelecimentos irregulares no Bosques do Lenheiro.

A nota afirmou também que a Prefeitura pedirá apoio à PM para uma ação no bairro, junto a esses estabelecimentos. A assessoria disse ainda que o prefeito Barjas Negri (PSDB) também está organizando uma reunião com o comandante do (Comando de Policiamento do Interior) CPI 9, para tratar deste e de outros assuntos relacionados àquela região.

Fonte: G1





Deixe seu comentário