Semdes realiza 36 mil atendimentos à moradores de rua e migrantes de Piracicaba

Desde o início do ano, 36 mil atendimentos foram realizados à moradores de rua e migrantes em Piracicaba por meio do Núcleo de Apoio Social “Novos Caminhos”, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com o Lar Betel de Idosos.

O projeto que trabalha com a população em situação de rua e migrantes do município, oferece a oportunidade de inclusão social e reintegração familiar através de orientações sobre dependência química, acompanhamento psicossocial e terapia ocupacional.

No local, os moradores recebem refeições diárias, higiene pessoal, vestuário, encaminhamento a cursos profissionalizantes de educação e trabalho e participam de atividades lúdicas, pedagógicas e laborterapia.
O trabalho no Projeto tem caráter preventivo e de atendimento. Desde o início do ano, todos os dias, uma equipe realiza abordagens em pontos estratégicos de Piracicaba. De janeiro a novembro deste ano, foram realizadas 660 contatos sendo que, um número expressivo foi para o Projeto. Dos abordados, 27% eram migrantes.

“Entre as pessoas que foram para o Núcleo de Apoio Social, muitas foram inseridas no programa municipal “Frente de Trabalho”, empregadas no setor privado, retornaram ao convívio familiar, foram inseridas no programa Bolsa Família ou conseguiram renda com o trabalho ou BPC (Benefício de Proteção Continuada)”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guercio.

Em comparação ao mesmo período de 2009 – que registrou cerca de 18 mil atendimentos, o Núcleo de Apoio Social “Novos Caminhos” (antiga Casa do Morador de Rua), realizou em 2010, um índice positivo de 50% no atendimento.

Fonte: Prefeitura de Piracicaba




Deixe seu comentário