Teatro Municipal Erotídes de Campos em Piracicaba

O Teatro Municipal Erotídes de Campos em Piracicaba é o mais novo teatro da cidade de Piracicaba, inaugurado no final do mês de Março de 2012. O teatro é pela SEMAC (Secretaria Municipal de Ação e Cultura).

Foi implantado numa das edificações de escala mediana do conjunto do Engenho Central, lindeira à praça que articula os vários galpões.

O projeto do Teatro teve o programa modificado desde a concepção preliminar arquitetônico. Possui 422 lugares e sua programação será preenchida com apresentações teatrais e culturais em geral.


Sobre Teatro Municipal Erotídes de Campos em Piracicaba

Em vez dos cinemas e restaurantes idealizados inicialmente, surgiu então o novo teatro do município, localizado estrategicamente no parque que beira o rio Piracicaba no entorno da região central da cidade, famoso por sediar festas e eventos populares.

A edificação de tijolos aparentes é dividida em três gomos longitudinais que correspondem aos caimentos da cobertura, sendo duas águas centrais – com altura de quatro pés-direitos – e uma em cada lateral, com alturas de até dois andares.

A entrada, assim, ocorre pelo que se considera a parte de trás do galpão, enquanto a face voltada para a praça funciona como parede do palco.

A iniciativa decorreu da ideia de abrir o espaço cênico para a praça, o que incluiu a expansão física do palco através da inserção de um módulo retangular metálico na área pública, pintado na cor vermelha.

Na outra extremidade, o foyer e a bilheteria são delimitados pela parede de concreto que veda as plateias superior e principal, e ocupam área qualificada pelo pé-direito elevado e pela farta iluminação natural.

Havia nessa porção do galpão uma estrutura metálica de aparente atirantamento na fachada de tijolinhos, mas testes estruturais indicaram a possibilidade de remover esse apêndice, revelando a densa malha de janelas.

Atualizado passo a passo com a obra, o projeto teve como um de seus esforços equacionar a curva de visibilidade da plateia principal, térrea, com as alturas do palco e da praça pública.

O ideal era haver o menor desnível possível entre os dois últimos, o que demandou o desbaste do piso para a acomodação dos assentos.

Também as paredes longitudinais que dividem as faixas central e laterais da edificação ganharam aberturas junto à plateia, por onde se dá a circulação do público.

Nas laterais assimétricas do galpão foram inseridos, de um lado, restaurante/ área técnica e, do outro (o menor), a sala de ensaios/camarim, localizada no pavimento superior.

A exemplo do volume externo do palco, a escada de acesso a este ambiente é conformada por volume metálico, pintado de vermelho.

O projeto é engenhoso na distribuição dos espaços e eixos verticais de circulação, o que possibilitou a confortável inserção de um programa denso para a escala do galpão, que soma quase 3 mil metros quadrados de área construída.

Teatro Erotídes de Campos – Engenho Central em Piracicaba

O Teatro Erotídes de Campos é o belo Teatro do Engenho de Piracicaba. Parte de um conjunto de antigos galpões, o projeto deu um novo uso ao local.

Considerado um marco na cidade de Piracicaba do interior de São Paulo, o Engenho Central engloba um conjuntos de imponentes edificações construídas nos séculos XIX e XX que, um dia foram cenário para caldeiras, moendas e armazéns para a produção e estocagem de açúcar e álcool.



Para esse projeto, o escritório Brasil Arquitetura transformou vazios em hall público, criou salas acusticamente equipadas, espaço para a plateia, palco, restaurante, camarins, salas técnicas e também de apoio, tudo que um teatro precisa para funcionar. Contando com um palco “dupla face” que se desdobra também para a praça central, o Teatro Erotídes de Campos será um importante equipamento de apoio às eventos ao ar livre. Um antigo local de trabalho, sem apagar sua história, que foi transformado em um local de diversão, criação e convivência.

Teatro Erotídes de Campos – Programação

O Teatro Erotídes de Campos tem uma programação em plena atividade e também oferece cultura gratuita. Os piracicabanos terão oportunidade de conferir exposições, eventos, peças de teatro, concertos e outros tantos eventos.

Bilheteria Teatro Municipal Erotídes de Campos em Piracicaba

Bilheteria do Teatro funciona de terça a domingo das 14h às 20h00  ou até o inicio dos espetáculos.

Os ingressos podem ser adquiridos através do site: www.megabilheteria.com

Horário de Funcionamento Teatro Erotídes de Campos em Piracicaba

  • Terça a Domingo das 14h às 20h00

Endereço e Telefone Teatro Municipal Erotídes de Campos em Piracicaba

  • Av. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central, Piracicaba – SP
  • Telefone: (19) 3413-8526

Mapa de localização





Deixe seu comentário