767 fazem testes de Aids em 18 dias em Piracicaba

Durante os 18 dias da Campanha Fique Sabendo, 767 pessoas fizeram testes de HIV em Piracicaba. Balanço divulgado ontem, 13, pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que, em todo o Estado, foram feitos 196.113 exames, 63% a mais que os 120 mil testes previstos.

O coordenador do Programa Municipal de Prevenção a DST/Aids e do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), Moisés Taglietta, informou que são realizados exames rotineiramente, mas a campanha, com mais divulgação, faz com que as pessoas procurem mais o serviço.



Segundo ele, neste período, 189 pessoas declaram que fizeram o exame porque foram alertadas pela campanha. Dessas, 98 eram mulheres e 91 homens. Também entre essas pessoas, 45 homens e 40 mulheres disseram que estavam fazendo o teste pela primeira vez.

“Temos o lado bom e o ruim desses números”, disse Taglietta. De acordo com o coordenador, as pessoas que realizam o teste pela primeira vez são aquelas que, até então, não entendiam estar em “situação de risco”.


O lado ruim seria que as pessoas que fazem os testes por mais de uma vez podem estar se expondo a atividades de risco apesar de já terem sido orientadas.

Fonte: JP





Deixe seu comentário