Comunidade tirolesa em Piracicaba realiza mercado tradicional de Natal

Nos próximos dois finais de semana (dias 13, 14, 20 e 21), a colônia tirolesa de Piracicaba, representada pelos bairros de Santana e Santa Olímpia, realizará o ‘Mercadìn de Nadàl’ (Mercadinho de Natal), festa tradicional dos alpes que é reproduzida pelos descendentes europeus no Brasil. Sempre às sextas e sábados, entre 20h e 24h, visitantes poderão comprar produtos típicos da cultura local e artigos natalinos.

No ‘Mercadìn’, serão vendidos produtos natalinos como guirlandas, velas artesanais, doces e enfeites, além de produtos artesanais em madeira, artesanato em palha e pinturas típicas; cachaça, vinhos, licores, suco de uva, geleias, compotas, pães e bolos caseiros, além de grostòi (pastelzinho típico), salame colonial, produtos coloniais (queijos e embutidos), artesanato em tecido, patchwork, tricô e crochê.



Segundo Ivan Correr, presidente do Circolo Trentino di Santa Olímpia, o ‘Mercadìn de Nadàl’ é um dos eventos mais bonitos de Santana e Santa Olímpia. “Há um clima de paz e prosperidade em toda a comunidade neste período. Nestes finais de semana todos os expositores e produtores estão juntos, apresentando os produtos produzidos na Colônia”, disse.

Em todos os dias de evento estão programadas ainda apresentações culturais, para aproximar os visitantes da cultura tirolesa. Acontecerão apresentações dos Corais Stella Alpina, Caneva, Vá Pensiero, Bambini Felice e convidados. Além da feira natalina, os visitantes poderão conhecer ainda os atrativos gastronômicos nos bairros Santa Olímpia e Santana, como a pìzzaria, a cafeteria, as lanchonetes e restaurantes.


Mercadìn de Nadàl
O Mercadìn de Nadàl, ainda segundo Correr, um dos organizadores do evento, remonta aos festejos populares no século XIV no sul da Alemanha. Durante o período de Natal, artesãos vendiam artigos natalinos para relembrarem o nascimento de Jesus e festejarem São Nicolau. Ainda hoje, o evento reúne milhares de turistas na Europa.





Deixe seu comentário