Eleições: Piracicaba tem 15 mil títulos de eleitores suspensos ?

Da próxima segunda-feira, 3, até sexta-feira, 7, os cartórios de todo o Estado de São Paulo vão trabalhar em horário estendido – das 9 às 17 horas – para motivar os eleitores a procurar o cartório eleitoral com antecedência para regularização dos títulos de eleitores perante a Justiça Eleitoral. O movimento faz parte da Semana do Alistamento Eleitoral, que em Piracicaba pretende regularizar os quase 15 mil títulos suspensos em suas duas zonas eleitorais, ou seja, mais de 5,5% dos eleitores guia de Piracicaba estão com pendências na justiça. “Este número é muito grande e este movimento da Justiça Eleitoral do Estado vem para que não aconteça correria às vésperas das eleições municipais, que acontecerão no dia 7 de outubro de 2012”, disse José Antonio Capelli, chefe do cartório eleitoral da 93ª Zona Eleitoral.

Na cidade, o número de eleitores aptos a votar é de 264.466 alocados em 704 sessões eleitorais. “Esperamos conseguir regularizar o maior número possível de documentos neste ‘mutirão’. Vamos atender aos jovens que pretendem tirar o título, as pessoas que querem transferir o seu documento, trocar de sessão e também quem tem pendências com a Justiça Eleitoral por não ter votado nas últimas eleições”, afirmou Capelli.

Em Piracicaba, segundo o chefe do cartório, não haverá a necessidade de ampliar o número de funcionários para atender à demanda local. “Estaremos todos disponíveis para este atendimento. Hoje atuamos com quatro guichês de atendimento, porém, dependendo da demanda durante esta semana, podemos ampliar para até oito blacões de atendimento”, completou.



DOCUMENTOS – O eleitor que precisa fazer transferência de seu título em decorrência de mudança de domicílio precisa comparecer ao cartório munido de documento de identificação (RG, CNH, carteira profissional, certidão de nascimento ou casamento, etc.), comprovante de residência recente, título de eleitor e comprovantes de votação ou de justificativa que tiver. Para obter a segunda via do título de eleitor, basta ir a seu cartório eleitoral com documento de identificação e com os comprovantes de votação que possuir.


Campanha da Justiça Eleitoral tem foco no jovem eleitor

A campanha deste ano da Justiça Eleitora dá um destaque para o jovem eleitor, ou seja, procura incentivar quem tem 16 ou 17 anos a tirar o título de eleitor. O número de inscritos nessa faixa etária no Estado de São Paulo é muito baixo: 252.417, ou 0,83% do eleitorado total do Estado (30.269.966). Na capital, há 57.437 eleitores com 16 ou 17 anos, o que representa apenas 0,68% dos 8.445.668 eleitores paulistanos.

Para o jovem de 16 a 20 anos que for solicitar seu título pela primeira vez, a documentação necessária é: documento de identificação (pode ser RG, carteira profissional, certidão de nascimento ou casamento; a CNH não será aceita por não conter dados de nacionalidade e naturalidade), comprovante de endereço recente e comprovação de quitação do serviço militar (homens que já completaram 18 anos de idade).

O atendimento pode ser agendado pelo sistema Título Net, através do site www.tre-sp.jus.br. Dúvidas podem ser esclarecidas na Central de Atendimento ao Eleitor, nos telefones (11) 2858-2100 ou 148.

Fonte: TribunaSp





Deixe seu comentário