Idosos de Piracicaba fazem questão de votar mesmo sem ter obrigação

Pessoas com mais de 70 anos não são obrigadas a votar, de acordo com a legislação eleitoral vigente no Brasil. Mas existem aqueles que, apesar de não precisarem, exercerão esse direito. Em Piracicaba (SP), dos 270.729 habitantes aptos a votar, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), 21.530 têm mais de 70 anos de idade, que representam aproximadamente 7,95% do total dos votantes.

Idosos acreditam no voto
O vendedor aposentado Ary Werneck, de 78 anos, é uma dessas pessoas. Apesar de não estar mais obrigado a votar por lei, o idoso comparecerá no próximo dia 7 de outubro em uma das sessões eleitorais de Piracicaba. “Vou votar pois sou democrata. Acredito no poder do voto para mudar a realidade ao meu redor”, afirmou.



Werneck contou à reportagem do G1 Piracicaba e Região sobre sua experiência como eleitor. O aposentado votou pela primeira vez nas eleições de 1945, quando o general Eurico Gaspar Dutra sucedeu o então presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), José Linhares, na presidência da República. “O Dutra foi ministro do Getúlio Vargas. Minha família inteira era getulista. Logo votamos em peso no candidato do ex-presidente”, contou.

Questionado sobre as mudanças desde a primeira eleição, Werneck, que só deixou de votar durante uma viagem que fez para a Argentina no final da década de 1970, disse que o futuro do país depende da presença da população frente as urnas. “Demoramos tanto para votar, após sermos impedidos pela ditadura. Porquê não iria votar agora?”, questionou o idoso.


Fonte: G1





Deixe seu comentário