Piracicaba: Vigilância investiga morte de idoso por febre maculosa

A Secretaria de Saúde do guia de Piracicaba confirmou a suspeita de um caso fatal de febre maculosa no município. Osvaldo Antônio Sabbadin, de 71 anos, deu entrada no Pronto Socorro da Vila Rezende na última quarta-feira (1), três dias depois de encontrar um carrapato-estrela no corpo. Ele morreu no sábado, no Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, com sintomas típicos da doença. Um exame ainda vai confirmar, ou não, o diagóstico, mas a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que “tudo indica” que seja um caso da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde, o carrapato transmissor da doença foi encontrado no idoso após ele participar de uma pescaria no Rio Piracicaba, na altura do bairro Nova Piracicaba. A vítima deu entrada no PS com fraqueza, tontura e mal-estar. A médica que o atendeu realizou um teste rápido de dengue, que deu negativo e o paciente foi liberado.



Dois dias depois, Sabbadin voltou à unidade e, durante três dias, recebeu tratamento direcionado à suspeita de maculosa, enquanto aguardava vaga para ser internado em um hospital. Seu quadro, entretanto, se agravou e a médica entrou com um pedido de “Vaga Zero”, que se aplica em casos de extrema urgência em que o paciente precisa ser transferido imediatamente. No sábado, então, ele foi encaminhado ao hospital, mas morreu  no mesmo dia.

O Fornecedores de Cana informou, por meio da assessoria, que o paciente já deu entrada na instituição em estado grave, com insuficência respiratória e entubado. Ele morreu às 18h29 do sábado.


Confirmação

Foi coletado no próprio hospital um material para análise e confirmação do diagnóstico, que será feito pela Vigilância Epidemiológica do município. A Secretaria afirmou que ainda aguarda o resultado dos exames, que são realizados no Instituto Adolpho Lutz, em São Carlos. Caso se confirme o quadro de febre maculosa, este será o primeiro caso fatal da doença na cidade desde o ano passado. Em 2011, houve sete casos notificados na Vigilância Epidemiológica de Piracicaba. Cinco deles deram negativos e outros dois aguardam o resultado dos exames.

Fonte: Eptv.com





Deixe seu comentário