Prefeitura pede à Aetup para cumprir circulação dos ônibus em Piracicaba

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) de Piracicaba pediu no final da manhã de ontem (5) que as empresas de transportes da cidade  cumpram as determinações da liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas (SP). O pedido é que, a partir das 14h da data, o consórcio coloque mais 50 ônibus nas ruas. A Secretaria diz que esse reforço ajudará os 90 ônibus que já estão em funcionamento.

No entanto, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano de Piracicaba e Região, João José Soares, apenas 60 ônibus operavam na manhã desta terça, ou seja, 30% da frota disponível na cidade.

A Associação das Empresas de Transporte Urbano de Piracicaba e Região (Aetup), por meio de sua assessoria de imprensa, disse que o pedido da Semuttran será analisado pela diretoria do consórcio na tarde desta terça-feira.



Liminar do TRT
A liminar do TRT de Campinas determinou que 70% da frota de ônibus estivessem nas ruas de Piracicaba nos horários de pico e que 50% dos veículos fossem disponibilizados aos passageiros nos demais horários. Segundo a Prefeitura de Piracicaba, 100 mil passageiros em média dependem desse tipo de transporte todos os dias na cidade.


Ainda segundo a Semuttran, tal medida visa diminuir o impacto causado à população pela greve dos motoristas, iniciada após a meia-noite desta terça. A falta de acordo sobre o reajuste salarial para os funcionários entre a Aetup e o sindicato da categoria deflagrou a paralisação.

Reivindicação da categoria
A categoria pede aumento de 10%, 16% de aumento para o vale-refeição e 10% no valor da Participação dos Lucros e Resultados (PLR). No momento, somente o percentual do salário gera discussão.

Fonte: G1





Deixe seu comentário