Só 15% dos alunos do 9º ano em Piracicaba aprenderam o suficiente

Apenas 15,4% dos estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental em guia de Piracicaba, interior de São Paulo, sabem o mínimo esperado em matemática para esta série. Em língua portuguesa, o percentual chega a 29%. Já entre os alunos que estão no 5º ano, o percentual melhora um pouco, mas não chega a 50%. Do total de matriculados na rede pública, 47,4% atingem o aprendizado para esta série em matemática e 45,7% em português, segundo dados de 2009 apresentados pelo Movimento Todos Pela Educação no útlimo dia 7.

Fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os números foram retirados da Prova Brasil, instrumento que avalia somente as redes públicas de ensino.

O Movimento Todos Pela Educação apresenta a evolução brasileira na educação rumo a cinco metas estabelecidas pela ONG: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; todo aluno com aprendizado adequado à sua série; todo jovem com Ensino Médio concluído até os 19 anos; e investimento em Educação ampliado e bem gerido. A meta três prevê que até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é adequado para a sua série.



Municipal
Por meio de nota, a Prefeitura de Piracicaba afirmou que os dados apresentados juntam alunos do estado e do município, já que em Piracicaba, o 5º ano do ensino fundamental é oferecido por ambas as redes. Sobre o indicador de Língua Portuguesa, a prefeitura diz que se baseia no Saresp, sistema de avaliação estadual, que em 2010 indicou que 78,1% das escolas municipais atingiram o índice básico e 21,9% o adequado.


Estadual
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo explicou, por meio da assessoria de imprensa, que pelos indicadores de desempenho que segue, as escolas superaram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecidas pelo Ministério da Educação para todos os níveis de ensino em 2009.

Segundo a assessoria, no ciclo 1 do Ensino Fundamental (5º ano), o Ideb obtido em 2009 foi de 5.5, enquanto a meta era de 5.1. Já no ciclo 2 do Ensino Fundamental (9º ano), o Ideb alcançado em 2009 foi 4.5, sendo que a meta era 4.4.

Fonte: G1





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