O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi criado em 22 de janeiro de 1942, pelo Decreto-Lei 4.048 do então presidente Getúlio Vargas, com a missão de formar profissionais para a indústria nacional.

A escola tem sua origem remota no pedido do CIESP de Piracicaba, de novembro de 1969, que requisitou ao Departamento Regional do Senai a instalação de mais uma unidade na região, no bairro de Vila Rezende, para atender ao desenvolvimento industrial. Naquele momento, a demanda da formação profissional não justificava uma nova unidade.

 


Em 1973, a prefeitura de Piracicaba pleiteou à Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da USP, a doação de terreno, destinado a abrigar a unidade escolar do Senai com cursos de solda e caldeiraria. As negociações demoraram e o Estado só efetuou a doação cinco anos depois. No ano seguinte, uma lei municipal (Lei nº 2.359, de 27 de junho de 1979) autorizou a doação de duas áreas de terreno ao Senai, com 14.514,50m² e 3.287,25m². Finalmente, com a conclusão das obras e pavimentação das vias de acesso, a Unidade II da Escola Senai “Mário Dedini” iniciou atividades em 2 de agosto de 1982 com cursos de Aprendizagem Industrial para as ocupações de Caldeireiro, Marceneiro e Modelador Industrial, além de treinamentos para a ocupação de Soldador — o prédio foi inaugurado em 30 de maio de 1986.


A Escola Senai “Mário Dedini” Unidade II recebeu nova denominação Escola Senai Piracicaba ”Mário Henrique Simonsen” em 17 de março de 1998.

Senai Piracicaba Cursos

O Senai Piracicaba oferece Cursos de Aprendizagem Industrial para as qualificações de Caldeireiro, Marceneiro, Modelador Industrial, Eletricista de Manutenção, Mecânico Automobilístico e Soldador.

Em nível técnico, oferece a habilitação em Técnico em Eletroeletrônica. Realiza cursos rápidos – formação inicial e continuada para jovens e adultos – que visam a qualificação, aperfeiçoamento ou especialização nas áreas de Automação Industrial, Automotiva, Automobilística, Eletroeletrônica, Informática, Madeira e Mobiliário, Caldeiraria, Soldagem, Fundição e Saúde e Segurança no Trabalho.

Senai Piracicaba Bolsa de Estudos

O Senai Piracicaba oferece aos interessados bolsas de estudos. São elas: parciais ou integrais nos cursos de:

  •     Nos cursos de Aprendizagem Industrial e Técnico, as bolsas são sempre integrais.
  • No Curso Superior (Graduação), podem ser concedidas bolsas parciais.
  •     Em cursos livres com mais de 160 horas, podem ser concedidas bolsas integrais.

Para se inscrever, é preciso:

  • Ter 18 anos ou mais, na data de início do curso;
  • Não ser bolsista em outro curso no Senai-SP;
  • Atender aos requisitos para ingresso no curso escolhido.

Após a inscrição dos candidatos, caso o número de inscritos supere o total de vagas, haverá classificação com base em:

  • Situação de emprego, em que terá prioridade o candidato desempregado;
  • Grau de escolaridade, em que terá prioridade quem cursou, no máximo, o ensino médio. A preferência é ter concluído o ensino médio, em seguida quem está cursando o ensino médio, até chegar à escolaridade mínima prevista como requisito para realizar o curso;
  • Renda, em que terá prioridade os de menor renda per capita. A renda per capita é calculada a partir dos rendimentos e do número de pessoas da família, que moram com o candidato;

Senai Piracicaba Centro – Unidade Mário Dedini

A Escola Senai “Mário Dedini” iniciou suas atividades no dia 15/01/1947, resultado natural da expansão industrial da região, carente de mão de obra qualificada. Está preparada para oferecer cursos e serviços nas diversas áreas tecnológicas do setor produtivo industrial da região, em especial, o metalmecânico, de manutenção, de alimentos (Panificação e Confeitaria) e o sucroalcooleiro.  Atende demandas específicas de outros setores e segmentos: celulose e papel, química, eletroeletrônica entre outros, além de demandas pontuais nas áreas da gestão de pessoas e da qualidade, comportamental, saúde e segurança do trabalho.



Vagas Senai Piracicaba – Trabalhe Conosco

O Senai Piracicaba busca profissionais qualificados, que possam atuar nas áreas de formação profissional e prestação de serviços tecnológicos, bem como em setores de apoio técnico e administrativo.

Acesse o site do Senai para enviar os seus dados e se candidatar a uma vaga no Senai Piracicaba.

Horário de Funcionamento Senai em Piracicaba

  • Senai Vila: Segunda a Sexta das 08h às 20h e Sábados das 08h às 11h30
  •  Senai Centro: Segunda a Sexta das 08h às 23h

Endereço e Telefone Senai em Piracicaba

  • Senai Vila: Av. Mal. Castelo Branco, 1000 – Jardim Primavera – Telefone: (19) 3412-3500
  • Senai Centro: Rua Dom Pedro II, 1474 – Centro  – Telefone: (19) 3437-4840

Outras informações e site

Mapa de localização – Senai Vila